domingo, 2 de outubro de 2016

Aula 1 - Exercício 1: Você está interessado em alguma tecnologia específica?

  1. Existe alguma tecnologia educacional que você está especialmente interessado? Talvez você possa ter utilizado como aluno ou professor. Talvez você tenha lido sobre ela, e você pensa que é uma ferramenta de grande potencial para aprendizagem.
    1. Poste o nome de sua tecnologia como título (Exemplo: iCivics)
    2. Explique brevemente a tecnologia, o público alvo, e como ela fomenta a aprendizagem. Também, considere: essa tecnologia tem a intensão de ser usada para educação? Pode ser hardware, software, ou outra. Se possível, link uma gravura ou outra informação adicional.
    3. Diga porque você acha uma boa ferramenta de educação ou ter potencial.
Ludificação | Gamificação | Gamification

A Ludificação ou Gamificação, ou ainda Gamification do inglês, é uma nova tecnologia que incorpora elementos de jogo em situações que não estão relacionadas com jogo. Ele é usado para envolver os clientes, estudantes e usuários na realização de tarefas cotidianas com recompensas e outros motivadores.

Outro termo que pode relacionar com a Ludificação são os Serious Games ou Jogos Sérios. Serious Games é a Gamificação em uma área do conhecimento para treinamento e ensino, ou o uso de jogos existentes como forma de ensino.

Penso que a Gamification é uma boa tecnologia, pois torna o ensino mais divertido e agrega mais desafios ao aprendizado, tirando os alunos da rotina massante do ensino tradicional em sala de aula.

Resumo sobre Gamificação em empresas



Pesquisa cientifica sobre Gamificação



Comentário sobre Gamificação na Educação



Exemplo de Gamification:
pelando.com.br é um site que utiliza o conceito de pontuação e medalhas para quem atinge objetivos. Outro site que utiliza o conceito de Gamification de forma discreta é o stackoverflow onde o usuário tem um perfil e conforme sua colaboração na resolução de problemas ganha pontos e medalhas e assim pode executar mais atividades dentro do site.
Um jogo online que explora bastante conceitos de Gamificação com a vida real é o Habitica, neste jogo é possível colocar problemas da vida real como desafios.

Exemplo de Serios Games:
Microcosmum: survival of cells é um jogo que você é uma célula ou colonia de células e precisa sobreviver e evoluir.
Sid Meier's Civilization V é um jogo de estratégia que simula um ambiente de evolução da civilização humana, com avanços tecnológicos o jogador pode extrair mais recursos e dominar o mundo.
Scribblenauts Unlimited é um jogo que pode ser usado para aplicar a técnica de construtivismo, pois quando o jogador digita o nome dos objetos e eles aparecem no jogo, assim consegue resolver problemas propostos pelo jogo.

Referências
PRINCE, JD. Gamification. Journal of Electronic Resources in Medical Libraries. 10, 3, 162-169, July 2013. ISSN: 15424065.


Nenhum comentário:

Postar um comentário